jump to navigation

VIII Curso de Extensão em Astronomia da UFBA 14/01/2010

Posted by Flavio B. Vila Verde in Cursos, Eventos, UFBA.
Tags: , , ,
trackback

O Instituto de Física da UFBA representado pelo Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente tem o prazer de convidá-los para o VIII Curso de Extensão de Astronomia. O Curso tem a coordenação do Profº Dr. Alberto Brum Novaes e conta com a participação de membros da Associação de Astrônomos Amadores da Bahia, Professores e Graduandos do Instituto de Física da UFBA que se revesarão ao longo de sete dias ministrando palestras sobre os mais variados ramos da astronomia. O Objetivo do Curso é mostrar ao público o desenvolvimento e a importância da pesquisa ciêntifica em astronomia, além de esclarecer ao público geral alguns mitos e enganos comuns ao campo de estudo desta ciência. O Curso terá a duração de 7 dias com três horas diarias de palestras por dia e ao fim será fornecido um certificado expedido pela pró-reitoria de extensão da Universidade. O Curso terá lugar no Auditório do Instituto de Geociências, no periodo de 18 a 27 de Janeiro com horario previsto de 14:30 as 17:30 exceto nos dias de observação do céu com telescópios em que a duração será estendida. As inscrições podem ser realizadas no Instituto de Física da UFBA.

Programação:

1. História da Astronomia/Calendários – Alberto Brum Novaes (dia 18/01)

2. Esfera Celeste – Dawinson Ferreira dos Santos (dia 19/01)
Astronomia: desfazendo os mitos – José Vieira do Nascimento Júnior

3. Cosmologia – Saulo Carneiro de Souza Silva (dia 20/01)
Radiação eletromagnética e a Astronomia – José Vieira do Nascimento Júnior

4. Sistema Solar, evolução e geologia/Atmosferas Planetárias – Alberto Brum Novaes/Lisan Marcos Marques Durão (dia 21/01)

5. Evolução Estelar – Alberto Silva Betzler
Programa espacial – Soviético-Russo/Chinês/Americano/Brasileiro/Estação Espacial – Alberto Silva Betzler (dia 22/01)

6. Evolução da Instrumentação em Astronomia – Alberto Silva Betzler/Lorena Peixoto Nogueira Rodriguez Martinez
Observação do Céu – Alberto Silva Betzler (dia 25/01)

7. Astronomia Galatica e Extragalática – Alberto Silva Betzler (dia 26/01)
Observação do Céu – Alberto Silva Betzler

8. Origem e evolução dos meteoros e meteoritos – Wilton Pinto de Carvalho
Evolução química do Universo/Astrobiologia/Origem da Vida – Ricardo Gonçalves Souto (dia 27/01).

Quem quiser mais informações:
UFBA em pauta: http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/2010/Janeiro/Foldernoticias.2010-01-14.1653/astro

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31324&tid=5424400118406371572&na=1&nst=1

Instituto de Física da UFBA e/ou Laboratório de Física Nuclear (UFBA)

Anúncios

Comentários»

1. José Luís - 22/02/2010

Olá, vi o estande de vocês no Shopping Sumaré e resolvi entrar em contato para pedir uma orientação.

Gosto de astronomia, apesar de nunca ter tido um telescópio que se prezasse (tive um de brinquedo que se quebrou há muito tempo atrás), contento-me basicamente em ler sobre o assunto e observar fotos do Hubble baixadas da Internet. Contudo gostaria da ajuda de vocês para comprar um telescópio para mim e minhas filhas.

Andei lendo sobre o assunto, no Portal São Francisco e no Setor de Astronomia do CDCC, e fiquei em dúvida com relação ao tipo de telescópio.

Moro em um edifício no centro de Salvador, logo tenho acesso a apenas uma nesga do céu e com muita luminosidade. Gostaria de adquirir um equipamento com boa relação custo benefício e com pouca manutenção, mas que permitisse observar os corpos mais próximos (Lua e planetas do Sistema Solar, pelo menos até Saturno). Pelo que li, um refrator seria o mais indicado. Mas um Schmidt-Cassegrain foi muito bem avaliado.

Qual seria o modelo mais indicado? Com que abertura e relação focal? Têm idéia da faixa de preço? E com relação a lojas recomendadas?

Agradeço antecipadamente.

Lobisomem - 23/02/2010

Olá José Luís! Obrigado por ter visto o stand. Você não mencionou, mas não participou do curso no inicio desse ano. Talvez haja um outro no meio do ano.
Bom, respondendo suas perguntas:
Comercialmente falando, o refrator é o mais indicado. Você já conhece, é o tubo longo. São os mais caros na relação preço x abertura. A especificação mais importante é a abertura. Quanto maior a abertura de um telescópio (sua largura ou diâmetro) melhor pois mais luz entra no equipamento. Ampliação: Limite máximo de ampliação de qualquer telescópio é de 50 vezes sua abertura em polegadas ou 2 vezes sua abertura em milimetros. Isso corresponde a 100x ou 120x para pequenos telescópios o que é suficiente para visualizar os anéis de Saturno ou nuvens de Jupiter. A regra de 2x para cada milímetro é mais simples e pode variar para mais ou menos dependendo da qualidade ótica do conjunto e visão do observador. Então, voltando. O refletor seria uma opção melhor que o refrator. Com a diferença de que precisam de mais cuidado e limpeza. Mas são menores que os refratores. O custo de um telescópio catadióptrico é mais alto que um Newtoniano da mesma abertura apesar de ser mais barato que um refractor da mesma abertura. O telescópio para amadores seria o catadioptrico. Usando uma combinação de lentes e espelhos para captar luz e focaliza-la. O maior vantagem desse modelo seria seu tamanho compacto pois as lentes e espelhos em conjunto permitem diminuir o tamanho do tubo e da abertura do telescópio sem perder muita qualidade. Aí, entram os Cassegrains. Que são um pouco mais caros, as vezes, mas se consegue bons resultados.
Não compre em shoppings (a não ser que seja uma loja especializada em astronomia, o que, acho, Salvador não tem) nem em supermercados, mesmos que sejam baratos. No máximo, vai ver a Lua ‘grandona’, talvez suas crateras maiores. Saturno, não.
Sobre onde observar: No seu prédio, tem terraço? Ou um espaço no playground que você possa ter pelo menos uma metade do céu para observar? Assim, dependendo da hora (e época do ano) você pode ver muita coisa. Num espaço ‘fechado’ é melhor por segurança. Quando a Associação promove observações públicas, como no Dique do Tororó, sempre é com muitas pessoas e sempre solicitamos uma segurança, como alguém do restaurante ou outro, para garantir algo mais. Se possuir um sítio ou tiver acesso à algum que possa ficar até mais tarde da noite, melhor ainda – menos poluição.
Sim, a melhor opção aqui em Salvador seria comprar pela internet. Vou fazer uma pesquisa de lojas e preços em Salvador, para poder lhe dizer algo consistente. Mas, o site http://www.bhphotovideo.com/ as vezes oferece preços especiais para o Brasil. Tem um ícone com a bandeira brasileira que indica a versão brazuca do site. Mas os preços são em dólares. Então um cassegrian de 1300mm f/13.0 de U$ 399 sai por uns R$ 1500.
Talvez eu seja um pouco chauvinista em preferir um cassegrain, porque na AAAB o melhor que temos é um do tipo. Temos outros, refletores, inclusive, ‘feitos em casa’ – algumas lentes e espelhos é que se mandam fazer em óticas – e as vezes podem sair até mais barato.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato. Vou perguntar mais coisas aos outros membros para poder explicar melhor. Ah, você pode se tornar membro da associação se quiser. Não paga nada. Só precisa fazer parte de algumas reuniões para decidir sobre palestras e eventos, se puder comparecer e ajudar na divulgação da astronomia.
Abraço José Luis. Esperto ter ajudado.

2. José Luís - 23/02/2010

Então, resumindo, do ponto de vista do custo x benefício, temos como primeira opção o refletor, em seguida o catadióptrico e, por fim, o refrator.

Olhei os preços e um refletor é cerca de US$150 mais barato que um catadióptrico de mesma abertura (creio que comparei justo o cassegrian que você mencionou).

Li e entendi que o catadióptrico é melhor, mais estável e necessita de menos manutenção, mas o preço ainda é um fator importante…

O que me preocupa com relação aos refletores é a tal “maior manutenção”. Em que consiste essa manutenção? Procede a história de termos que aluminizar os espelhos? Com que frequência?

Espero que você e o resto do pessoal da associação tenham uma boa sugestão de lojas porque, como disse acima, o preço é um fator importante.

Por falar nisso, vale a pena comprar usados?

3. Camila - 27/05/2010

Muito legal esse curso. Eu fiquei muito interessada, pena que só tive conhecimento depois de ter acontecido. Nesse caso eu gostaria de saber se há previsão para outro curso. Sou fascinada por astronomia e também creio que seria um sucesso se acontecesse outra vez, dessa vez com certeza eu participaria!
Estarei acompanhando.

Lobisomem - 21/07/2010

Olá Camila. Desculpe a demora em responder.
Havia uma previsão para um curso no meio do ano, mas não ocorreu.
Sempre há um no início do ano, em Janeiro.

Lobisomem - 21/07/2010

Camila, saiu hoje no site ‘UFBA em pauta’, que haverá em agosto.

4. Israel Miranda - 22/06/2010

Olá, gostaria de saber, se os senhores possuem alguma informação sobre esses refletores apontados para o céu de Salvador, estou muito curioso em relação a isso. (por favor se responderem me mandem-a por e-mail )

Lobisomem - 21/07/2010

Desculpe a demora em responder.
Não há relação alguma entre astronomia e os refletores. Ou é alguém brincando ou é a realização de algum evento. Atualmente temos os comitês dos candidatos a cargos públicos que possuem refletores apontados para o céu.

5. Sergio Roberto - 07/09/2010

BOA NOITE!
FVR ME INF.PROXIMO CURSO DE ASTRONOMIA P/ EU PARTICIPAR.

AGUARDO O RETORNO
OBRIGADO
SERGIO ROBERTO.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: